Vamos analisar a tua marca?

Termos uma noção real dos nossos pontos fortes e dos aspetos que deveríamos desenvolver mais nas nossas vidas é essencial para o nosso desenvolvimento. Se funciona assim connosco porque não o fazer também com a nossa marca? Com as marcas e negócios funciona da mesma forma. Há uma identidade, uma alma única que lhes dá vida e de vez em quando convém olharmos para ela. Convém analisar-mos vários aspectos para perceber como podemos melhorar o serviço e a oferta, para podermos evoluir e crescer. 

Já ouviste falar da Roda da Vida? Foram vários os momentos da minha vida em que preenchi a Roda da Vida, e acredito que também já o tenhas feito. É uma ferramenta excelente para realizarmos avaliações de âmbito pessoal, mas também podemos recorrer a ela para nos ajudar a ter uma visão mais abrangente em relação à nossa marca. Podermos analisar graficamente as características mais fracas e as mais fortes, ajuda-nos a organizar melhor as nossas ideias e a perceber o que precisa de mais atenção.

É isto mesmo que tenho para ti! Uma ferramenta dividida em 10 áreas fundamentais para uma marca, propondo-te que avalies cada uma dessas áreas consoante o teu grau de satisfação em relação às mesmas, numa escala de 1 a 10. No fim, ao olhares para a tua Roda da Marca, vais encontrar os pontos fortes e os prontos fracos, mostrando-te em quais áreas deves agir.

Propósito

A tua marca existe por uma razão. Qual é? Porque a criaste?

Esquecendo a questão do negócio como fonte de rendimento, qual a razão primordial para a teres criado? Escolheste criar essa marca específica, esse negócio específico, então pensa no porque. Pensa se tens essa situação bem clara ou se nunca pensaste nisso.

Posicionamento

Qual a tua estratégia para despertares algo no teu público-alvo? Não estamos a falar em promover apenas um produto ou serviço, mas num trabalho contínuo, que irá criar uma perceção na comunidade. Quando o teu público-alvo pensar na tua marca ou receber algum conteúdo da mesma, ele irá sentir algo. O posicionamento serão todas as guidelines e bases para a comunicação da tua marca, e a forma como o teu público-alvo a perceciona.

Diferenciação

O que faz o teu negócio ou a tua marca se destacar de todas as outras? Aqui é importante olhar para a concorrência e perceber o que tu e o teu negócio têm de único e especial para oferecer. Identificas o que te diferencia?

Concorrência

Tens presente quais são as outras marcas ou negócios ativos no mercado que apresentam soluções equivalentes às tuas? É importante ter a noção do que está a ser feito pelos nossos concorrentes de forma a conseguirmos garantir sempre a melhor oferta aos nossos clientes, e até mesmo para cativar novos.

Não nos devemos agarrar a tudo o que a concorrência desenvolve de forma a bloquear a nossa fonte criativa e única. Devemos apenas analisar e tirar conclusões, até mesmo para podermos criar uma boa diferenciação para a nossa marca.

Público-Alvo

Nós nunca vamos agradar a todos, e uma marca também não. Ela deve ter o público-alvo bem definido para que possa satisfazer as suas necessidades específicas. Quais são as pessoas para quem se direciona o teu produto ou serviço?

Identidade Visual

Sim, trata-se do logotipo, mas não só! A Identidade Visual de uma marca é todo o conjunto de estímulos e elementos visuais que chegam ao público-alvo no processo de comunicação. São a Fotografia e o Bilhete de Identidade da tua marca, e estou a falar de coisas como por exemplo o logotipo, as fontes tipográficas, as cores, o tipo de fotografias, os templates que usas nas redes sociais ou até mesmo no preçário e orçamentos, entre muitas outras coisas.

Presença Digital

Tens website? Estás ativo nas redes sociais relevantes para a tua marca ou negócio? A Newsletter poderia ser importante para o teu negócio e ainda não envias? Dás atenção aos teus seguidores nas redes sociais?

O mundo digital é o presente e será ainda mais o futuro!

Conteúdos

Desenvolves conteúdos novos regularmente para os teus seguidores e/ou clientes? Podemos estar a falar de artigos no Blog, publicações nas redes sociais, flyers sobre novidades que tenhas criado, entre outros conteúdos. Sentes que ofereces aos teus clientes ou seguidores mais do que apenas o teu produto ou serviço?

Não te esqueças que é preciso dar para receber!

Crescimento

Tens estado satisfeito com o crescimento da tua marca ou sentes estagnação? Podemos assumir o crescimento como aumento da procura por parte de clientes e potenciais clientes, ou por oportunidades de negócio que surgem e fazem girar a máquina.

Analisas o desenvolvimento da tua marca?

Planeamento Futuro

Sabes para onde queres levar a tua marca? Já imaginaste as conquistas que gostarias de ter atingido daqui a 1, 2 ou 5 anos? Tens uma rota traçada? É importante ter objetivos para o crescimento e desenvolvimento da marca.

Pronto para analisar a tua marca? Para começares este processo só precisas da famosa Roda da Marca e não precisas de ir a mais lado nenhum. Tenho um template aqui para ti, só precisas fazer o download!

Eu sou a Cristiana

Uma simples rapariga que abraçou o seu negócio próprio por paixão e o fez crescer. O meu negócio cresceu a trabalhar com marcas que queriam colocar algo bom no mundo, com sonhadoras e sonhadores que arriscaram para verem realizados os seus sonhos. É esta a minha missão! Infinitas são as minhas paixões e graças a elas tornei-me Designer, professora de Yoga, entusiasta pela Fotografia entre muitas outras coisas. Gosto da paz da natureza, de exercício físico, de decoração e das coisas mais simples que existem neste mundo.

Ahh... e tenho um gato rebelde chamado Matias.

Freebies, Novidades, Inspiração…